Comentários, sugestões ou matérias contate prmarnisiosilveira@hotmail.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O charme e as vantagens das cortinas e persianas




Matéria extraída do site www.casosdecasa.com.br

Eu adoro quando tenho que sair para escolher persianas e tecidos para cortinas. As cortinas ou persianas vestem os ambientes e é mesmo incrível seu poder de preencher e  aconchegar os espaços! Além dessa ótima função, elas têm o papel importantíssimo de proteger seu piso e seus móveis da incidência direta de luz solar que tanto os agride, e também dá privacidade e diminui a luminosidade. Para ambientes como hometheaters e quartos existem até as opções blackout, que substituem as venezianas.
Bom, para ajudar na escolha entre persianas ou cortinas (ou a união das duas) costumo expor os seguintes pontos:
As persianas que mais recomendo são aquelas feitas de material vinílico, chamadas de tela solar por protegerem dos raios UV. Elas são laváveis (é só passar bucha com sabão neutro e depois pano úmido e seco que ela fica novinha: não precisa nem tirar do lugar) e tem um visual super clean.  Em geral, indico persianas para proteção mesmo, para ficarem “sequinhas” na frente das esquadrias.

As cortinas normalmente preenchem mais os ambientes ou dão uma ar de calmaria quando feitas de tecidos leves e esvoaçantes. Também são lindas, mas exigem um cuidado maior. O caimento das cortinas de tecidos naturais (seda, algodão, linho) é perfeito e elas são super sofisticadas, mas sempre pedem forro porque o sol agride muito suas fibras.  A lavagem tem que ser feita a seco para que não encolham.

Já as de tecidos mistos, como poliéster, acrílicos e viscoses, podem ser lavadas em casa mesmo e são bem mais baratas… Mas não protegem muito do sol. É bastante comum usar as duas juntas: as persianas rolo ou romanas, que têm um visual bem limpo, podem ser combinadas com chales de tecidos para decorar e dar cor aos ambientes.
E mais uma coisa:
Lembre-se que, independente da sua escolha, janelas diferentes no mesmo ambiente exigem cortinas ou persianas iguais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário